Pular para o conteúdo principal

Imóvel nº 348 - IPHAEP


 


IPHAEP Palacete 348 e a nova forma de usar.

       O palacete 348, da Avenida João Machado, antiga residência do Dr. Jose Rodrigues de Carvalho, atual Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado da Paraíba - IPHAEP, caracteriza-se como um dos exemplares residenciais da década de 1920 que modificaram o modo de morar da capital paraibana, num contexto de desenvolvimento econômico, urbanístico e higienizador.

        A nova forma de organização da moradia, da classe abastada, se liberta da edificação colada nos imóveis vizinhos, a partir de recuos laterais, de frentes e de fundos, influenciados pela Imprensa e ideias sanitaristas,  criando oportunidades para novidades nos programas das residências, como jardins, terraços, varandas.  Os palacetes caracterizavam-se como residências de implantações não alinhadas aos limites do lote. Internamente, surgiu o cômodo de recepção e articulação dentro do imóvel, chamado saguão ou hall. Onde o saguão possui passagens ou corredores de acesso as zonas de estar, como salas de visitas e de música, depois as zonas de repouso, atrás as zonas de serviço como a cozinha. As edificações de mais de um pavimento tratavam a distribuição espacial do hall da escada, como o saguão, diferenciados pela verticalização e tratamento monumental desses espaços.

        Quanto à ornamentação, os palacetes, em geral, são classificados pertencentes ao estilo eclético, por causa das variadas linguagens: desde frontão com detalhe em alto relevo, torreão, pergolado, colunatas, ate trabalhos artísticos no interior das edificações em pinturas, em madeira, vitrais coloridos, gradil em ferro decorado, varandas Art Nouveau, que representavam o poder aquisitivo da família proprietária e tinham as mais diversas.

       O palacete 348, da Av. João Machado, por exemplo, possui ornamentação Art Nouveau nas aberturas tripartidas e detalhes das esquadrias, marcação das iniciais do proprietário em alto relevo na porta principal. De forte verticalidade, o acesso principal do imóvel possui um terraço com colunata “coríntias”, na entrada da edificação, coberto por telhas cerâmicas com apoios em madeira. Hoje, sede do Iphaep, o Palacete 348 e tombado individualmente pelo Decreto Estadual N° 8.652/1980 e é classificado como imóvel de Conservação Total. Mantem preservada grande parte de suas características espaciais, estruturais, volumétricas, tipológicas e decorativas originais.

 Fotos do processo do ano de 2001, dos detalhes evidentes.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.



Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.

Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.

Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.
Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.

Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avenida João Machado

Durante a administração de João Machado (1908–1912) são fornidos novos melhoramentos em infraestrutura, abastecimento d'água, saneamento e iluminação elétrica. Um dos resultados de seu investimento foi a abertura da Avenida João Machado, construída no ponto mais elevado da Saturnino de Brito, com 22 metros de largura e 1.350 metros de extensão. Passou a ser um dos locais privilegiados de moradia da burguesia. Na avenida foram construídas grandes casas isoladas nos lotes, com jardins frontais e laterais, configurando os palacetes no estilo eclético das famílias abastadas da capital. A Avenida João Machado era considerada o primeiro boulevard que revelou á cidade as possibilidades da modernidade e o glamour do ecletismo.

Imóvel nº 510.

Mapa com a localização da propriedade. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP.  Fotos do processo do ano de 2004, com laudo, detalhes e fotos das suas fachadas do próprio ano. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP. Fonte: Fotografia do processo da IPHAEP. Fonte: Google maps. Estado atual da propriedade.